Articulações
A artrologia como parte da anatomia estuda a composição das articulações, ossos e suas relações entre si.
As articulações se classificam em diversos tipos, observando-se o tipo de movimento que proporciona, os ossos e características dos mesmos que participam deste movimento.
Podem ser classificadas em Fibrosas, Cartilaginosas e Sinoviais.
- Fibrosas (Sinartrose)
As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural. Há dois tipos principais de articulações fibrosas: Suturas e Sindesmoses, dependendo em parte do comprimento das fibras de tecido conjuntivo que mantém os ossos unidos.
.. Suturas
Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Conseqüentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas completamente, os de ambos os lados da sutura tornam-se firmemente unidos, fundidos.
As suturas são classificadas segundo termos morfológicos determinados pelo tipo de juntura: - Serreada; - Escamosa; - Plana; - Sinostoses.
É aquela na qual a borda dos ossos existe uma extremidade em forma de serra, que completam-se e unem-se com a extremidade de outro osso.
- Sutura Escamosa:
A extremidade de um osso, sobrepõe-se a outro os unindo, como se fossem escamas.
As suturas se unem harmoniosamente, se encaixam e juntam-se, com extremidades quase que retilíneas.
- Gonfoses:
Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar.
..Sindesmoses
Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio.
Imagens retiradas de : Artrologia
Um comentário:
Muito boa as demontrações!
Postar um comentário