quinta-feira, 17 de maio de 2007

Ossos

Esqueleto de Felino

















Osso é uma estrutura encontrada nos animais vertebrados, constituída de tecido conjuntivo ósseo.
Os ossos possuem diversas funções, tais como: Proteção de órgãos internos, sustentação, produção sanguínea na medula óssea, etc. E em uniões, a tendões e músculos esqueléticos (articulações) promovem a movimentação de todo o corpo.
Estes são formados por matriz óssea e células. Os osteócitos, osteoblastos, e osteoclastos.
Os osteócitos estão localizados em lacunas, no interior da matriz óssea. Desta lacuna, partem canalículos que permitem a comunicação entre as células.


Osteoblastos são as células que sintetizam a parte orgânica da matriz extracelular óssea (colágeno tipo I, proteoglicanas, glicoproteínas).


Osteoclastos são células móveis, grandes, extensamente ramificadas, multinucleadas.
Matriz óssea possui parte orgânica e inorgânica. A parte inorgânica representa
50% do peso total da matriz óssea. Encontra-se bastante fosfato e cálcio. Sua parte orgânica é formada por fibras colágenas (colágeno do tipo I) e por uma pequena parte de glicoproteínas e proteoglicanas. E é a junção entre o cálcio (bastante sólido, mas que se parte facilmente) e as fibras colágenas (flexíveis, porém resistentes) que garante a rigidez e solidez do osso.
As superfícies internas e externas do osso, são revestidas por células osteogenicas e tecido conjuntivo que se constituem o endostéo e periósteo. O periósteo atua como se fosse uma camada de proteção, que fornece a nutrição do osso. E o Endostéo, possui função semelhante, revestindo as cavidades do osso esponjoso, canal medular, etc.



Existem diferentes tipos de tecido ósseo. A olho nu, observa um tipo de tecido ósseo sem cavidades visíveis, o osso compacto. E outro, com bastante cavidades é o osso esponjoso. Nos ossos longos, as extremidades são formadas por osso esponjoso, enquanto a diáfise (parte mais cilíndrica) é formada por osso compacto.


Os ossos curtos têm o centro esponjoso, sendo encobertos com uma camada compacta.


Os ossos chatos, existes duas camadas de osso compacto separadas por osso esponjoso.


É no interior dos ossos, na Medula Óssea, onde estão as células progenitoras das celulas sanguineas. A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos, globulos brancos e plaquetas. Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se, portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de multiplicação celulares.


Ao nascer todos os ossos contém medula capaz de produzir sangue: a medula vermelha. Com a passagem dos anos, a maior parte da medula vai perdendo sua função, sendo substituída por tecido gorduroso que passa a ser chamada de medula amarela.
No animal adulto apenas alguns ossos continuam exercendo essa função: as costelas, o corpo das vertebrás, as partes esponjosas de alguns ossos curtos e das extremidades dos ossos longos dos membros superiores e inferiores. Os outros ossos do esqueleto do adulto possuem medula amarela e portanto, em condições normais, são incapazes de produzir sangue. Quando há uma necessidade maior, como no caso de uma anemia, parte desta medula óssea amarela pode voltar a produzir células sanguíneas.
A medula óssea mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substancias.








Referência bibliografica: Histologia Básica, Luiz Carlos Uchoa Junqueira e Jose Carneiro.
Imagens retiradas de
http://www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta2.asp

Nenhum comentário: